sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Armas das Guerras, MG-42

MG-42

Durante os conflitos da Primeira Guerra e Segunda Guerra Mundial, cada país lutava com o que tinha, cada país investia pesado no desenvolvimento de armas novas que os colocariam muito a frente dos  outros países na iminência de qualquer conflito. Essa é uma série de post's sobre armas da Primeira Guerra Mundial , Segunda Guerra Mundial e algumas armas da atualidade.
Durante a Segunda Guerra, do lado alemão do combate existiu uma arma, uma metralhadora que amedrontava qualquer soldado, ela era posta pelos nazistas em pontos estratégicos, inclusive no desembarque das tropas aliadas na Normandia nas praias de Omaha e Utah, os aliados enfrentaram uma verdadeira barreira de chumbo, pois no desembarque além do mar agitado, minas terrestres e outras barreiras o último dos obstáculos para se chegar ao inimigo era ela a Maschinengewehr 42 ou  MG 42, os nossos pracinhas a chamavam de Lurdinha ela possuía outro nome o zíper de Hitler. Sua criação começou no ano de 1939 já o seu período de produção foi de 1942 á 1945, basicamente desenvolvida durante a Segunda Guerra ela veio para substituir a MG- 34, com um calibre de 7,92x57mm mauser, e seu alcance efetivo de 200 á 2.000 metros , ela verdadeiramente intimidava qualquer soldado, disparando 1.200 tiros por minuto com um sistema de suprimento de fita de munições, essa belezinha alcançava 3.500 metros com um tripé e mira telescópica.

Seu batismo de fogo ocorreu na antiga URSS e norte da África, a quem diga que quando os novos  soldados americanos chegavam nos campos de batalhas as primeiras noticias dadas eram sobre essa arma devastadora, o que ocasionalmente formava uma situação de medo já que sua fama era conhecida, no filme O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg, um filme que conta história de 7 soldados americanos arriscando a vida pra salvar a vida de James Ryan, essa metralhadora aparece várias vezes, no inicio assim como no verdadeiro dia D na praia de Omaha ela era um dos piores obstáculos a ser enfrentados pelos soldados,  pois fazia a defesa de pontos estratégicos na praia. Aparece também  só que bem mais detalhada na morte do médico do pelotão, Wade.
Aqui uma imagem dessa bela metralhadora que também admiro.



Uma curiosidade sobre essa metralhadora é que quando se alcançava uma certa quantidade de disparos dados de 350 á 400 o cano logo esquentava, então era necessário fazer a troca do cano para que o outro não envergasse ou quebrasse devida as altas temperaturas ..
Na figura abaixo a MG-42 municiada .
Para usar essa belezinha era necessário uma equipe formada basicamente por 5 militares, um oficial não- comissionado, um artilheiro, um municiador e dois seguranças estes dois para garantir a mobilidade da metralhadora e seus equipamentos pelos campos de batalha, uma equipe prontamente treinada utilizava uma caixa de munição em pouco tempo, cerca de 20 ou 30 segundos, durante a invasão na praia de Omaha 85 dessas estiveram em serviço, estimasse que essa metralhadora dizimou mais de 4.000 mil soldados nesse desembarque.
Abaixo um soldado alemão fazendo uso da MG-42.
Blogs como @FirearmsBrasil ou o canal @HojeNaSegundaGerraMundial possuem um vasto material sobre esta metralhadora, há também um vídeo no Youtube no canal do @Alexandrelimabr mostrando a desmontagem dessa arma, esse pessoal tem um vasto conhecimento sobre esta e outras armas .
O que me impressiona é que com os recursos não tão avançados dessa época foi possível criar essa metralhadora, uma arma que causava frio na espinha, medo em qualquer um, enfim colocarei aqui brevemente mais posts sobre armas, assim como os nomes de canais e blogs citados, também sou um apaixonado por armas, apaixonado por assuntos como primeira  guerra, segunda guerra e tecnologias principalmente de cunho militar.
Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A guerra como ferramenta de resolução .

Tivemos a primeira guerra mundial em 28 de julho de 1914, esse evento se estendeu até o dia  11 de novembro de 1918, anos mais tarde o mundo...